segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Um protesto silencioso contra a violência

"Protesto silencioso Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Thich Quang Duc protestava contra a maneira violenta que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia."

É incrível as formas como o ser humano é capaz de reagir contra situações de abuso e desrespeito, a violência e o desrespeito sempre estão presentes, seja em um helicóptero da policia abatido, em uma faculdade por causa de uma roupa pouco discreta ou em uma prisão onde se denuncia que presos são torturados, mas todos somos humanos, os policiais do helicóptero, os bandidos, a moça do vestido rosa, os alunos da faculdade, tanto o dito "bom" quanto o "mal" tem em sua vida mães, esposas/maridos, filhos e amigos que irão chorar por eles, porque todos temos a capacidade de fazer o bem ou o mal, muitos são os caminhos que levam a um ou a outro, o mundo não está perdido, pois ele é vazio em sí, todo mal que aflige a nossa sociedade nasce dentro do ser humano, e se propaga por egoísmo, ambição, vícios e tantas outras delusões de nossa mente.
Ninguém quer a violência, mas muitos de nós xingamos nossos semelhantes no trânsito, agredimos pessoas que nunca vimos por causa de uma partida de futebol, ou as vezes somos grosseiros porque estamos nervosos, todos temos um grupo de pessoas que amamos e outro que odiamos, mas raramente nos lembramos que temos defeitos e que aqueles de que não gostamos tem lá as sua qualidades, queremos que o mundo melhore,mas ignoramos o mundo que existe dentro de cada um de nós, se ele não mudar, o que poderá ser feito a nível exterior?
Pode parecer utopia, mas se nosso mundo interior estiver em paz, qual será a motivação para matar, extorquir, agredir, enganar descriminar e tantas outra coisas mais?
A cada vez que me lembro da imagem da foto, do vídeo abaixo, fico indignado de haver tantas coisas erradas neste mundo e faço a unica coisa que penso poder fazer para melhorar, eu olho para dentro de mim e tento gerar ações que harmonizem com o meu desejo de ter paz, me lembro das palavras do Buda
"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta. "
No dia em que cada ser humano tiver o seu coração em paz o mundo não será palco de cenas fortes como a abaixo...
Paz e serenidade a todos




Nenhum comentário:

Postar um comentário