segunda-feira, 18 de julho de 2011

ANICCA - IMPERMANÊNCIA

Impermanência ( Pāli : अनिच्चा anicca ; sânscrito : अनित्य anitya ; tibetano : mi rtag pa ; chinês : Wuchang ; japonês :Mujo ; coreano :  musang ; tailandês : อนิจจังanitchang , de Pali " aniccaŋ " ) é uma das doutrinas essenciais ou três marcas da existência no budismo . O termo expressa a noção budista de que todos os da existência condicionada, sem exceção, está em um constante estado de fluxo. A palavra Pali anicca significa literalmente "inconstante", e surge de uma síntese de duas palavras separadas, "Nicca" e " privativa partícula "'a'. Onde Nicca "a palavra se refere ao conceito de continuidade e permanência , 'Anicca' refere-se a seu exato oposto, a ausência de permanência e continuidade.
Anicca ou impermanência é entendido pelos budistas como uma das três marcas da existência, sendo estes anicca (impermanência), dukkha (insatisfação) e anatta (não a individualidade). Todas as coisas no universo são compreendidos pelos budistas a ser caracterizada por estas três marcas da existência. Segundo a doutrina impermanência, a vida humana incorpora este fluxo no processo de envelhecimento, o ciclo de nascimento e renascimento ( samsara ), e em qualquer experiência de perda. Isto é aplicável a todos os seres e seus arredores, incluindo devas (mortal deuses ). O Buda ensinou que, porque os fenômenos condicionados são impermanentes, o apego a eles torna-se a causa para o sofrimento futuro ( dukkha ).
Fenômenos condicionados também pode ser referido como agravado, construída ou fabricada. Isto está em contraste com o incondicional e não condicionada e não fabricado nirvana , a realidade que não conhece mudança decadência ou morte.
Impermanência está intimamente associada com a doutrina da anatta , segundo a qual as coisas não têm natureza fixa, a essência, ou self. Por exemplo, no Budismo Mahayana, porque todos os fenômenos são impermanentes, e em um estado de fluxo, são entendidos como vazios de um eu intrínseco (shunyata)

Implicações práticas - a meditação

Um método budistas utilizam para cultivar a consciência da verdadeira natureza da realidade é que de meditação vipassana. A prática da meditação vipassana envolve o desenvolvimento de um estado elevado de consciência em que alguém é capaz de compreender claramente a verdadeira natureza da realidade. Aqui 'verdadeira natureza', refere-se a uma compreensão das três marcas da existência (veja acima), a verdadeira natureza da impermanência, a verdadeira natureza da insatisfação e da verdadeira natureza da insubstancialidade ou a alma não-eu ou. A contemplação da impermanência (anicca-nupassana) refere-se a ver os fenômenos condicionados surgindo e desaparecendo, observando suas características individuais. De acordo com o Visuddhimagga, deve-se entender três aspectos deste contemplação: impermanência (anicca), a característica de impermanência (anicca-lakkhana), ea contemplação da impermanência (anicca-nupassana). Os comentários dizem que devemos saber três coisas sobre a contemplação da impermanência (anicca-nupassana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário