segunda-feira, 25 de julho de 2011

A causa da morte Amy Winehouse: Os sentidos.

"Não há nenhum meio pelo qual se possa escapar da cilada das paixões mundanas. Suponhamos que você tenha apanhado um cobra, um crocodilo, um pássaro, um cão, uma raposa e um macaco, seis criaturas de natureza muito diversa, e que as tenha amarrado junto com uma corda e as tenha deixado ir. Cada uma delas tentará voltar às próprias tocas, por seus próprios meios: a cobra procurará abrigo na grama, o crocodilo buscará a água, o pássaro quererá voar, o cão procurará uma aldeia, a raposa procurará as solitárias orlas da floresta e o macaco procurará as árvores. Na tentativa de cada um buscar o caminho da fuga, haverá luta, mas, estando atados uns aos outros pela corda, o mais forte deles arrastará todo o resto.
            Como as criaturas nesta parábola, o homem é tentado de diversas maneiras pelos desejos dos seus seis sentidos - olhos, ouvidos, nariz, língua, tato e mente - e é controlado pelo desejo predominante.

            Se as seis criaturas forem atadas a um poste, elas tentarão fugir até se extenuarem. Assim, os homens deverão treinar e controlar a mente, para que não tenham preocupações com outros cinco sentidos. Se a mente estiver sob controle, eles poderão ter felicidade não só agora, como também no futuro."

Extraido do livro " A Doutrina de Buda" de Bukkyo Dendo Kyokai.

Assim todos nós deixamos nos arrastar pela paixão (ou vício) mais forte em nossa natureza, nem mesmo dinheiro e fama podem nos trazer a felicidade verdadeira, mas o controle da mente sobre os seis sentidos a compaixão e a equanimidade podem, todos nós independente da origem, status e fortuna estamos presos ao DUKKHA, o Darma oferece um caminho palpável para o fim deste ciclo, Amy Winehouse era jovem bonita e talentosa, sua trajetória não foi diferente de milhares de outros seres menos famosos mas como todos presos ao ciclo do Samsara, que possa ela atingir a felicidade  em sua próxima existência.

Para saber mais sobre o DUKKHA acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dukkha

Para saber mais sobre o SAMSARA acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samsara_(budismo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário