quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma breve descrição da vida de Sidarta Gautama


Ainda que meu ensinamento não seja um dogma nem uma
doutrina, é certo que alguns o entendem dessa forma.
Preciso esclarecer plenamente que ensino um método para
experimentar a realidade, e não apropria realidade, 
assim como um dedo que aponta para a lua não é a lua. 
Uma pessoa inteligente seguirá a direção indicada pelo dedo para
ver a lua; mas quem olhar apenas para o dedo e o confundir
com a lua jamais verá a verdadeira lua. Eu ensino um método
para ser posto em prática, não algo em que se deve crer ou
que se deve adorar. Meu ensinamento pode ser comparado 
com uma balsa que serve para atravessar um rio. 
Somente um tolo permanecerá agarrado à balsa depois 
de ter alcançado a outra margem, a margem da libertação


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lama Michel fala sobre vida e ensinamentos de Buddha Shakyamuni.

Lama Michel Rinpoche nasceu em São Paulo em 1981. Aos cinco anos de idade encontrou-se pela primeira vez com Lama Gangchen Rinpoche e sua aproximação com o budismo tibetano tornou-se evidente.

Nos anos subseqüentes Lama Gangchen Rinpoche e outros mestres reconheceram Lama Michel como a reencarnação de um linhagem de Lamas tibetanos. A conexão de Lama Michel com o budismo aprofundou-se ao viajar a lugares sagrados no Tibete, Índia, Nepal e Indonésia.

Aos 12 anos, por decisão própria, tornou-se monge e passou a viver no Monastério de Sera Me, no Sul da Índia, onde dedicou-se ao estudo da filosofia budista tibetana. Sera Me é uma universidade monástica que conta hoje com quatro mil monges. Lama Michel, um dos únicos ocidentais a estudarem em Sera, destacou-se em seus estudos, destacando-se entre os primeiros de sua classe.

Em 1994 foi entronizado tanto no Monastério de Sera Me como no Monastério de Tashi Lhunpo do sul da Índia, reconhecido pela sociedade tibetana como a reencarnação de Guelong Wanguiela Lobsang Chöpel, que foi mestre e assistente de Gangchen Rinpoche no Monastério de Gangchen no Tibete; e de Drupchog Guialwa Samdrup.
Durante o tempo do primeiro Dalai Lama, no séc. XV, quando surge a escola Guelugpa de Lama Tsong Khapa, Panchen Zangpo Tashi, uma das reencarnações passadas de Lama Gangchen, fundou o monastério de Gangchen. Seu sucessor, o segundo regente do trono foi Drubchok Guialwa Samdrup, um grande iogui e importante mestre tântrico.
O nome tibetano de Lama Michel é Jangchub Choepel Lobsang Nyentrag que significa Mente Ilustre que Difunde o Dharma com Sucesso.

Lama Michel tem viajado com Lama Gangchen pelo mundo, desde cedo dando palestras e ensinamentos, aplicando e transformando sua sabedoria e conhecimentos de maneira muito amorosa e próxima aos seus amigos e discípulos.

Em 1996 foi lançado o seu primeiro livro - `Uma Jovem Idéia de Paz`, uma compilação das palestras dadas por ele durante a sua primeira visita como monge ao Centro de Dharma da Paz em São Paulo em 1995.

Seu segundo livro, "Coragem para seguir em frente", foi publicado em 2006 pela Editora Gaya.
Reside na Itália desde 2004, onde trabalha em vários projetos da Lama Gangchen World Peace Foundation.
Junto com Lama Gangchen orienta o Centro de Dharma da Paz e outros centros e grupos no Brasil.














Lama Padma Santem fala sobre o Budismo e o Mundo Contemporâneo

É o criador, presidente e diretor espiritual do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), fundado em 1986 na cidade de Porto Alegre. Com o nome de Alfredo Aveline, foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por 25 anos, no departamento de Física. Neste período, além de sua atuação acadêmica, exerceu atividades no movimento ecológico, no movimento comunitário, no estudo de energias e tecnologias alternativas e das alternativas comunitárias. Paralelamente recebeu ensinamentos de vários mestres budistas no Brasil e no exterior e, em 1993, foi aceito como discípulo por Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche.

Ordenado em Três Coroas RS, em dezembro de 1996, por seu mestre Chagdud Tulku Rinpoche como lama budista da linhagem Ningmapa, seus ensinamentos são apresentados com o foco de beneficiar os seres diretamente em seu cotidiano.


"O reconhecimento da natureza ilimitada produz a superação de todas as prisões e carmas. Nada mais é necessário."


















A história de Sidarta, o budismo e Einstein

A opinião de um dos maiores gênios da ciência a respeito do Budismo, ainda hoje décadas após o lançamento de suas teorias o mundo ainda se assombra com a genialidade e simplicidade de  Albert Einstein.


“O Budismo possui as características do que se poderia esperar em uma religião cósmica para o futuro: 

transcende um Deus pessoal, evita dogmas e teologia, abrange tanto o natural como o espiritual; 

e é baseada num sentido religioso que almeja a experiência de todas as coisas, natural e espiritual, como uma unidade significativa.”

“Se existe alguma religião que estaria à altura das necessidades científicas modernas, esta seria o Budismo.”


Albert Einstein










Tibetan Aid Project legendado em português.




Perguntaram ao Dalai Lama

O que mais o surpreende na Humanidade


Resposta:
Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde!

Por pensarem ansiosamente no futuro, e, esquecerem o presente de tal maneira que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.

Vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.



Vídeo que mostra o esforço do povo Tibetano para manter viva a sua cultura e fé.

Documentário, exibido pelo GNT, da vida de Sidarta Gautama, o Buda Shakyamuni

"Este documentário recria a vida de alguém que nunca quis ser venerado como um Deus, mas que mudou para sempre a história da humanidade em busca de paz e felicidade eterna. Quinhentos anos antes de Cristo um jovem príncipe deixou seu palácio e iniciou uma viagem pelo norte da Índia. Suas experiências definiram uma filosofia de vida que hoje tem mais de 400 milhões de praticantes. A filosofia Budista cresce dia após dia e mais pessoas, cada vez mais jovens, se interessam sobre os ensinamentos de Buda. No início do século XIX, um grupo de arqueólogos e exploradores ocidentais encontrou em Lumbini, um pequeno povoado do Nepal, o lugar de nascimento de Buda, o que os permitiu descobrir alguns segredos de sua vida. 


Uma pesquisa profunda, com testemunhos de especialistas e as últimas descobertas arqueológicas."











Buddha anime

" Com o corpo sob controle e a
mente controlada.

Sentado com as pernas cruzadas,
em meditação,sem nenhum outro
pensamento, concentrado perfeitamente
no presente,

 contempla-se a verdade
com a mente em sua inteireza.

Além de toda a cobiça e todo o apego,
além de todas as máculas do mundo,
o desejo não tem por onde surgir."

extraído do Sutra Agama Ekottarika


Um remédio contra o estresse.

Japão busca a natureza para vencer o estresse

Como o país com o maior índice de estresse do mundo consegue lidar com este mal. O Brasil está em segundo lugar neste ranking.

Um exemplo de vida ZEN

Por muito tempo a vida de Claudia Batista foi atribulada. Com a meditação zen, ela encontrou a paz de espírito e se percebeu inserida no processo de transformação permanente do mundo. Assim, aceitou a condição transitória da existência e encontrou sua tranquilidade.

Este vídeo faz parte do projeto "Histórias que Mudam o Mundo", uma campanha do Museu da Pessoa, em parceria com a Caema, que mobilizou internautas de todo o Brasil a contar histórias sobre os mais variados tipos de mudança que acontecem na vida das pessoas, das mais cotidianas às mais extraordinárias atitudes transformadoras. O objetivo era exibir estas histórias para inspirar no público outras atitudes de transformação e novos olhares sobre o mundo. A campanha, que contou com o apoio do Instituto Oi Futuro, recebeu 91 vídeos e seu conteúdo gerou uma exposição virtual no portal do Museu da Pessoa.


Explicando o Budismo

Vídeo explicativo sobre o Budismo muito bom e simples de entender.