Dalai Lama. Primera Noble Verdad.
sábado, 30 de julho de 2011
terça-feira, 26 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Dharma
Darma ou Dharma (em sânscrito: धर्म, transl. Dharma; em páli Dhamma) significa "Lei Natural" ou "Realidade". Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o "Caminho para a Verdade Superior". O darma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia.
A mais antiga dessas, conhecida como Hinduísmo, é a Sanatana Dharma (ou Dharma Eterno). No Budismo, no jainismo e no sikhismo, o darma também tem um papel axial. Nessas tradições, seres que vivem em harmonia com o darma alcançam mais rapidamente o mocsa, o Dharma Yukam, o nirvana ou libertação da roda das samsaras, ou ciclo de reencarnações.
O darma também se refere aos ensinamentos e doutrinas de diversos fundadores de tradições, como Siddhartha Gautama no budismo e Mahavira no jainismo. Como doutrina moral sobre os direitos e deveres de cada um, o Dharma se refere geralmente ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também significa ordem social, conduta reta ou, simplesmente, virtude.
Para algumas seitas e alguns pensadores, o darma também pode ser interpretado como ações virtuosas feitas tanto em vidas passadas (encarnação anteriores), como na vida atual, e irá receber tudo de novo do universo também com boas ações, assim como o carma pode ser considerado uma consequência ruim que se teve, tem ou terá, sendo consequências de todas as ações ruins que se teve, também nessa ou em vidas passadas.
A causa da morte Amy Winehouse: Os sentidos.
"Não há nenhum meio pelo qual se possa escapar da cilada das paixões mundanas. Suponhamos que você tenha apanhado um cobra, um crocodilo, um pássaro, um cão, uma raposa e um macaco, seis criaturas de natureza muito diversa, e que as tenha amarrado junto com uma corda e as tenha deixado ir. Cada uma delas tentará voltar às próprias tocas, por seus próprios meios: a cobra procurará abrigo na grama, o crocodilo buscará a água, o pássaro quererá voar, o cão procurará uma aldeia, a raposa procurará as solitárias orlas da floresta e o macaco procurará as árvores. Na tentativa de cada um buscar o caminho da fuga, haverá luta, mas, estando atados uns aos outros pela corda, o mais forte deles arrastará todo o resto.
Como as criaturas nesta parábola, o homem é tentado de diversas maneiras pelos desejos dos seus seis sentidos - olhos, ouvidos, nariz, língua, tato e mente - e é controlado pelo desejo predominante.
Se as seis criaturas forem atadas a um poste, elas tentarão fugir até se extenuarem. Assim, os homens deverão treinar e controlar a mente, para que não tenham preocupações com outros cinco sentidos. Se a mente estiver sob controle, eles poderão ter felicidade não só agora, como também no futuro."
Extraido do livro " A Doutrina de Buda" de Bukkyo Dendo Kyokai.
Assim todos nós deixamos nos arrastar pela paixão (ou vício) mais forte em nossa natureza, nem mesmo dinheiro e fama podem nos trazer a felicidade verdadeira, mas o controle da mente sobre os seis sentidos a compaixão e a equanimidade podem, todos nós independente da origem, status e fortuna estamos presos ao DUKKHA, o Darma oferece um caminho palpável para o fim deste ciclo, Amy Winehouse era jovem bonita e talentosa, sua trajetória não foi diferente de milhares de outros seres menos famosos mas como todos presos ao ciclo do Samsara, que possa ela atingir a felicidade em sua próxima existência.
Para saber mais sobre o DUKKHA acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dukkha
Para saber mais sobre o SAMSARA acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samsara_(budismo)
Trajetória de Amy Winehouse acesse: http://br.omg.yahoo.com/noticias/trajet%C3%B3ria-cantora-brit%C3%A2nica-amy-winehouse-203109162.html
hich Nhat Hanh.Qué es el Nirvana. SubEsp
Thich Nhat Hanh, (Vietnamita: Nhất Hạnh, pronunciado: / tʰǐk ɲɜ̌t hɐ̂ʔɲ / escuchar ▶?/i), maestro Zen nacido en Vietnam Central el 11 de Octubre de 1926, monje budista desde hace más de cuatro décadas y activista por la Paz, nominado para el Premio Nobel por ese motivo. Refugiado político en Francia desde 1972, por su combate pacífico, empezado durante la guerra de Vietnam.
Destroyer of llusion SubEsp
Destructor de la Ilusión: El mundo secreto de un Lama tibetano. Escrita y dirigida por Richard Kohn, producido por Franz-Christophe Giercke y Barbara Becker, narrado por Richard Gere.
Spirit Of Tíbet.DilgoKyentse.Rimpoche.SubEsp
El Espíritu de Tibet es una mirada íntima a la vida y el mundo de uno de los más venerados Maestros del Tíbet del siglo 20: Dilgo Khyentse Rinpoche (1910-1991). Un escritor, poeta y maestro de meditación, Khyentse Rinpoche fue una inspiración para todos los que lo encuentraron.. Este retrato cuenta la historia de Khyentse Rinpoche, desde su nacimiento hasta la muerte ... a partir de su huida tras la invasión del Tíbet por China a su determinación de preservar y transmitir las enseñanzas budistas a lo largo y ancho. Su vida nos lleva en un viaje revelador de las maravillas del arte del Tíbet, el ritual, la filosofía y la danza sagrada.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
segunda-feira, 18 de julho de 2011
ANICCA - IMPERMANÊNCIA
Impermanência ( Pāli : अनिच्चा anicca ; sânscrito : अनित्य anitya ; tibetano : mi rtag pa ; chinês : Wuchang ; japonês :Mujo ; coreano : musang ; tailandês : อนิจจังanitchang , de Pali " aniccaŋ " ) é uma das doutrinas essenciais ou três marcas da existência no budismo . O termo expressa a noção budista de que todos os da existência condicionada, sem exceção, está em um constante estado de fluxo. A palavra Pali anicca significa literalmente "inconstante", e surge de uma síntese de duas palavras separadas, "Nicca" e " privativa partícula "'a'. Onde Nicca "a palavra se refere ao conceito de continuidade e permanência , 'Anicca' refere-se a seu exato oposto, a ausência de permanência e continuidade.
Anicca ou impermanência é entendido pelos budistas como uma das três marcas da existência, sendo estes anicca (impermanência), dukkha (insatisfação) e anatta (não a individualidade). Todas as coisas no universo são compreendidos pelos budistas a ser caracterizada por estas três marcas da existência. Segundo a doutrina impermanência, a vida humana incorpora este fluxo no processo de envelhecimento, o ciclo de nascimento e renascimento ( samsara ), e em qualquer experiência de perda. Isto é aplicável a todos os seres e seus arredores, incluindo devas (mortal deuses ). O Buda ensinou que, porque os fenômenos condicionados são impermanentes, o apego a eles torna-se a causa para o sofrimento futuro ( dukkha ).
Fenômenos condicionados também pode ser referido como agravado, construída ou fabricada. Isto está em contraste com o incondicional e não condicionada e não fabricado nirvana , a realidade que não conhece mudança decadência ou morte.
Impermanência está intimamente associada com a doutrina da anatta , segundo a qual as coisas não têm natureza fixa, a essência, ou self. Por exemplo, no Budismo Mahayana, porque todos os fenômenos são impermanentes, e em um estado de fluxo, são entendidos como vazios de um eu intrínseco (shunyata)
Implicações práticas - a meditação
Implicações práticas - a meditação
Um método budistas utilizam para cultivar a consciência da verdadeira natureza da realidade é que de meditação vipassana. A prática da meditação vipassana envolve o desenvolvimento de um estado elevado de consciência em que alguém é capaz de compreender claramente a verdadeira natureza da realidade. Aqui 'verdadeira natureza', refere-se a uma compreensão das três marcas da existência (veja acima), a verdadeira natureza da impermanência, a verdadeira natureza da insatisfação e da verdadeira natureza da insubstancialidade ou a alma não-eu ou. A contemplação da impermanência (anicca-nupassana) refere-se a ver os fenômenos condicionados surgindo e desaparecendo, observando suas características individuais. De acordo com o Visuddhimagga, deve-se entender três aspectos deste contemplação: impermanência (anicca), a característica de impermanência (anicca-lakkhana), ea contemplação da impermanência (anicca-nupassana). Os comentários dizem que devemos saber três coisas sobre a contemplação da impermanência (anicca-nupassana).
domingo, 17 de julho de 2011
Theravada Buddhism the way to true happiness.
Way to happiness, Buddhist meditation, The pursuit of happiness, How to become happy, Ajahn Chah teaching, Buddhism Mindfulness to True Happiness.
Caminho para a felicidade, a meditação budista, A busca da felicidade, Como se tornar feliz, Ajahn Chah ensina no Budismo a atenção para a verdadeira felicidade.
sábado, 16 de julho de 2011
Dolpo Tulku Regreso casa no Himalaia
Regresso a casa no Himalaia. Um jovem pastor tem um sonho. Aos 10 anos, ele deixa o Dolpo, para se tornar um monge. Ele é reconhecido como a reencarnação 17 anos depois, ele retorna como o Tulku Dolpo , Hollywood não poderia Encenar, Mas aqui tudo é real. Uma cultura budista original. Uma das áreas mais isoladas do mundo.
Raiva, Relações e Transformação
Palestra de Vitor Caruso Jr. baseada no livro "Aprendendo a Lidar com a Raiva" de Thich Nhat Hanh.
Palestra de Introdução ao tema Paz e Não-Violência nas Relações, na Semana Gandhi de 2007, no Ciência Meditativa, por Vitor Caruso Jr.
Palestra de Introdução ao tema Paz e Não-Violência nas Relações, na Semana Gandhi de 2007, no Ciência Meditativa, por Vitor Caruso Jr.
Buda e o Deva
- O Buda estava um dia no jardim de Anathapindika, na cidade de Jetavana, quando lhe apareceu um Deva (espírito da natureza) em figura de brâmane e vestido de hábitos brancos como a neve, e entre ambos se estabeleceu o seguinte “duelo”:
O Deva: – Qual é a espada mais cortante?
Ao que Buda respondeu:
- A palavra raivosa é a espada mais cortante.
- Qual é o maior veneno?
- A inveja é o mais mortal veneno.
- Qual é o fogo mais ardente?
- A luxúria.
- Qual é a noite mais escura?
- A ignorância.
- Quem obtém a maior recompensa?
- Quem dá sem desejo de receber é quem mais ganha.
- Quem sofre a maior perda?
- Quem recebe de outro sem devolver nada é o que mais perde.
- Qual é a armadura mais impenetrável?
- A paciência.
- Qual é a melhor arma?
- A sabedoria.
- Qual é o ladrão mais perigoso?
- Um mau pensamento é o ladrão mais perigoso.
- Qual o tesouro mais precioso?
- A virtude.
- Quem recusa o melhor que lhe é oferecido neste mundo?
- Recusa o melhor que se lhe oferece quem aspira à imortalidade.
- O que atrai?
- O bem atrai.
- O que repugna?
- O mal repugna.
- Qual é a dor mais terrível?
- A má conduta.
- Qual é a maior felicidade?
- A libertação.
- O que ocasiona a ruína no mundo?
- A ignorância.
- O que destrói a amizade?
- A inveja e o egoísmo.
- Qual é a febre mais aguda?
- O ódio.
- Qual é o melhor médico?
- O Buda.
O Deva então faz sua última pergunta:
- O que é que o fogo não queima, nem a ferrugem consome, nem o vento abate e é capaz de reconstruir o mundo inteiro?
Buda respondeu:
- O benefício das boas ações.
Satisfeito com as respostas, o Deva, com as mãos juntas, se inclinou respeitosamente ante Buda e desapareceu.
Budismo: The Wisdom of Compassion Awakening
Introduction of the talk it is necessary for us to have a correct understanding before practicing Buddhism; otherwise, all the effort and time spent on cultivation will become futile, and the most superior result will not be attained either. Venerable Master Chin Kung delivered a talk to illustrate the true nature of Buddhism in Miami, Florida USA in 1991.
Introdução da palestra é necessário para que tenhamos um entendimento correto antes de praticar o budismo, caso contrário, todo o esforço e tempo gasto no cultivo irá tornar-se inútil, eo resultado mais superior não será alcançada tanto.Venerável Mestre Kung Chin entregue uma palestra para ilustrar a verdadeira natureza do budismo em Miami, Flórida, EUA em 1991.
União Budista Portuguesa.
A União Budista Portuguesa foi fundada para reunir as tradições budistas autênticas presentes em Portugal, apoiando suas actividades, bem como exercendo e promovendo a prática do culto budista.
Mais informações acesse: http://www.uniaobudista.pt/
Mais informações acesse: http://www.uniaobudista.pt/
Cao Bei e o "Coro Mo Li Huá" - Paramita (tema budista)
A sabedoria budista define seis caminhos (Paramitas) na busca da Paz: generosidade, disciplina, paciência, empenho, meditação e prajna. Cao Bei, com este arranjo, reafirma que a música é uma linguagem universal que aproxima os povos.
Jade Buddha Temple, Shanghai
Mesmo se você não é budista, o Templo do Buda de Jade de Xangai é certamente merece uma visita.
Even if you are not a Buddhist, the Jade Buddha Temple of Shanghai is certainly worth a visit.
Even if you are not a Buddhist, the Jade Buddha Temple of Shanghai is certainly worth a visit.
China pede a Obama que cancele reunião com o Dalai Lama
WASHINGTON/XANGAI (Reuters) - A China pediu aos Estados Unidos que cancelem uma reunião programada para o sábado entre o presidente Barack Obama e o exilado líder espiritual tibetano Dalai Lama, na Casa Branca, dizendo que o encontro prejudicaria as relações entre os dois países.
A Casa Branca anunciou na véspera que Obama conversaria com Dalai Lama sobre o Tibet em sua primeira reunião em mais de um ano.
"Esta reunião enfatiza o forte respaldo do presidente à preservação da identidade cultural, religiosa e linguística do Tibet, e a proteção dos direitos humanos dos tibetanos", disse a Casa Branca.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, disse em comunicado: "Nós nos opomos a qualquer reunião entre qualquer autoridade de alto escalão... do governo com o Dalai Lama".
Fonte:YAHOO NOTICIAS (Por Laura MacInnis e Jason Subler)
China has urged the United States to cancel a planned meeting between President Barack Obama and the Dalai Lama.
China's foreign ministry said in a website statement that such a meeting would be harmful to China-US relations. The Ministry firmly opposes any senior foreign government officials meeting with the Dalai Lama in any way.
Calling for an early cancellation of the meeting, China urges the US not to do anything that could interfere with China's internal affairs or harm China-US relations.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Zoom - Lama Michel está produzindo o documentário "LINHAGEM"
No Zoom, o Lama Michel Riponche fala ao Zoom sobre o documentário que está realizando: Lihagem - Uma Herança Espiritual.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Linhagen - uma herança espiritual | trailer
Nada vem do nada e nada termina em nada.Para conhecermos e entendermos melhor o presente, a realidade que vivemos, necessitamos conhecer e entender o passado, e o presente que está à nossa volta. Cada vez mais vivemos de forma imediatista sem nos conectarmos com a relação de causa e efeito, a interdependência. Olhamos para os frutos sem observar suas raízes. Isso faz com que tenhamos uma visão superficial e não entendamos bem a realidade na qual vivemos. Vivendo quase tudo como uma moda, algo passageiro e sem rumo.Ao conhecer a raiz se dá valor ao fruto e as suas sementes.
No budismo as raízes são importantes e se manifestam através da linhagem.
No budismo as raízes são importantes e se manifestam através da linhagem.
PRECE BUDISTA DA COMPAIXAO
Ao deitar ou ao acordar, que bons pensamentos possam habitar a nossa mente.
Monólogo Audiovisual do Zendo - MAZ -, desta linda prece budista indiana extraída do texto sagrado Sutra, e é recitado para despertar a compaixão por todos os seres, interpretado pelo ator Herbert Lisboa Torres.
Monólogo Audiovisual do Zendo - MAZ -, desta linda prece budista indiana extraída do texto sagrado Sutra, e é recitado para despertar a compaixão por todos os seres, interpretado pelo ator Herbert Lisboa Torres.
TIBET, una cultura en peligro
En 1966, en plena Revolución Cultural china, más de 6.000 monasterios budistas fueron destruidos y millares de monjes y monjas murieron y otros tantos torturados por ser tibetanos y seguir sus tradiciones. En 1994, la comunidad tibetana en Suiza acusa a China de la muerte de 1,2 millones de tibetanos. Hoy en dia esto sigue ocurriendo, pero la censura por parte del gobierno chino nos priva de informacion sobre este asunto. Pongamos un poco de luz...
PROGRAMA VIDA INTELIGENTE - LAMA GELEK
Gelek Dirck nasceu em 26 de Junho de 1971 em Aachen, Alemanha, estudou Terapia do Esporte e Alemão em Colônia, onde também aprendeu Português com um amigo. Durante seus estudos, trabalhou com viciados em drogas, alcoólatras e crianças. Em 1994, teve contato com o Dharma pela primeira vez e então tomou refúgio e iniciou sua prática de meditação. Em 1996, foi para a Índia estudar o Dharma no Instituto Internacional Karmapa de Budismo. Tendo-se convencido de que o Dharma deveria ser a prioridade da sua vida, foi para o monastério Kundreul Ling na França, onde tomou votos de monge e meditou em dois retiros consecutivos, clássicos, de
três anos, três meses e três dias cada um. Conferencista internacional, passou o último ano estudando tibetano no Nepal e está mais uma vez no Brasil para divulgar os ensinamentos do Budismo tibetano.
três anos, três meses e três dias cada um. Conferencista internacional, passou o último ano estudando tibetano no Nepal e está mais uma vez no Brasil para divulgar os ensinamentos do Budismo tibetano.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
sinos tibetanos, entrevista.
Entrevista cedida por mestre Peterson menezes, em julho 2011, sobre terapia dos sinos tibetanos, sendo da medicina dos tibet/himalaia, diferente da medicina hindu, nao usa os 7 chakras, portanto necessita-se de um arsenal de pelo menos 15 sinos para se fazer esta terapia, e ser conhecedor do Vajrayana budismo assim como medicina tibetana. mestre Peterson tem 19 anos de experiencia em diversas linhagens de Budismo tibetano, formado em medicina chinesa desde 96, pesquisador do assundo desde 93.
Budismo no Himalaia a Ciência da Mente
Excelente documentário ideal para quem quer se informar sobre a filosofia Budista.
Budismo de Nitiren Daishonin - Vibrações Positivas - Luau TV
Conheça um pouco mais sobre o budismo de Nitiren Daishonin, no Vibrações Positivas da Luau TV
domingo, 10 de julho de 2011
Meditação Templo Tzong Kwan
Breve explicação sobre o método de meditação praticado no templo budista Tzong Kwan.
Para saber mais acesse: http://www.tzongkwan.com.br/
Para saber mais acesse: http://www.tzongkwan.com.br/
sábado, 9 de julho de 2011
BUDDHA EDEN O Jardim da Paz
O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Localiza se em Portugal na Quinta dos Loridos, Carvalhal, Bombarral.
Que todos os seres sejam felizes
A compaixão nos livra do imenso peso do “EU” ( Eu quero/Eu não quero, Eu gosto /Eu detesto Eu mereço/Eu não mereço e tantos outros mais Eus), nos torna leves e equânimes, nos faz perceber que a felicidade é inerente ao nosso interior e independe de fatores materiais, dinheiro traz facilidades, mas o que nos proporciona alegrias ou desgostos são as nossas ações, livres do egoísmo podemos cuidar desta felicidade praticando o bem com tudo e todos, para "Que todos os seres sejam felizes, para sempre estejam em paz."
sexta-feira, 8 de julho de 2011
A sabedoria não existe sem compaixão
"Viver apenas um dia ou ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento." (Sakyamuni)
No vídeo abaixo da Monja Coen podemos apreciar quanta sabedoria cabe em apenas 1:10 minutos.
No vídeo abaixo da Monja Coen podemos apreciar quanta sabedoria cabe em apenas 1:10 minutos.
O presente da paciência - Monja Coen
A Monja Coen fala sobre a paciência em um vídeo inspirado, que todos possam se beneficiar.
Momentos de Meditação
Programa Momentos de Meditação que passa na TV Supren.
Aborda reflexões, técnicas e práticas para meditar, cada programa um convidado diferente.
Neste programa: Monge Shojo Sato, do Templo Budista Terra Pura.
Aborda reflexões, técnicas e práticas para meditar, cada programa um convidado diferente.
Neste programa: Monge Shojo Sato, do Templo Budista Terra Pura.
Budismo e física quântica
Fé e razão buscam explicação para os fenômenos espirituais. Budistas acreditam em um caminho do meio entre ciência e espiritualidade. Física quântica introduziu mistérios na ciência contemporânea, nas palavras do Lama Padma Samten, Mestre budista e ex-professor de Física Quântica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Alan Wallace | Conselho para quem deseja superar as aflições
Durante o retiro de 9 dias de shamata no CEBB Caminho do Meio (janeiro de 2011), pedimos que Alan Wallace desse um breve conselho a quem deseja superar aflições, mas que não necessariamente tem conexão com o budismo.
Alan Wallace é escritor, tradutor, professor, pesquisador, intérprete e pensador e praticante budista interessado na integração dos estudos da consciência com áreas da ciência tais como psicologia, neurociência cognitiva e física.
Alan Wallace é escritor, tradutor, professor, pesquisador, intérprete e pensador e praticante budista interessado na integração dos estudos da consciência com áreas da ciência tais como psicologia, neurociência cognitiva e física.
Durante o retiro de 9 dias de shamata no CEBB Caminho do Meio (janeiro de 2011), pedimos que Alan Wallace desse um breve conselho a quem possui todas as condições para praticar (instruções, tempo, saúde, comunidade, local), mas não pratica, não aplica, não estuda, não incorpora, não vive os ensinamentos que recebeu sobre sabedoria, compaixão, liberdade, estabilidade, generosidade, meditação etc.
Zazen Bruno Mitih
Trailer do documentário de longa-metragem de Bruno Mitih sobre o zazen - meditação sentada. Bruno Mitih é fotógrafo, videomaker e monge zen ordenado pelo Reverendo Dosho Saikawa Roshi. Música Yoichi Okada e Francisco Casaverde.
La.Meditacion y El Aprendizaje
Redes (o Redes 2.0 en la última temporada en emisión) es un programa de televisión de divulgación científica de TVE. Todos los capítulos están presentados por Eduard Punset y son producidos por Smart Planet. El programa suele tratar diversos temas científicos, como la sociología, la biología o la astronomía.
domingo, 3 de julho de 2011
O Venerável Mestre Hsing Yün
O Venerável Mestre Hsing Yün é o fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan, cujo Monastério Central localiza-se em Kaohsiung, em Taiwan.
Para ver a biografia: http://hsingyun.dharmanet.com.br/biografia.htm
Para ver a biografia: http://hsingyun.dharmanet.com.br/biografia.htm
sexta-feira, 1 de julho de 2011
VIDA ZEN (Sotoshu)
Foi durante o período Sung do sul que Dogen Zenji viajou à China para estudar o Dharma. Após visitar muitos templos, Dogen, aos 26 anos de idade, conheceu Nyojo Zenji, abade do Mosteiro de Tendosan Keitokuji e herdeiro do dharma da linhagem Zen Soto. Graças a esse encontro auspicioso, Dogen Zenji foi capaz de estudar com Nyojo Zenji e de se tornar sucessor do Buda Dharma Autenticamente Transmitido que tem sido passado desde Shakyamuni Buda.
Assinar:
Postagens (Atom)