terça-feira, 31 de maio de 2011

A vida do Buda em imagens - legendado

Passagens da vida do Buda Sakyamuni.

Budismo no Fantástico

Reportagem que traça paralelos entre a filosofia Zen Budista e pensamentos do filósofo Arthur Schopenhauer.





Budismo - matéria passada no qudro "Novos Olhares" do programa Fantástico.

Monjes Budistas

No templo budista Sakya Tashi Ling, em Barcelona, Espanha, os monges além das meditações de praxe, estão investindo em uma carreira artística e lançaram um CD de mantras gravados sobre uma base pop eletrônica. Virou Disco de Ouro no país, com 40 mil cópias vendidas.

Para ouvir: http://sonora.terra.com.br/#/cd/100010/los_monjes_budistas



sexta-feira, 27 de maio de 2011

monja Sherab entrevista

mostra a entrevista da veneravel monja ani Sherab, mais informações sobre budismo tibetano acesse www.maitreia.org







Vajra Sky Over Tibet

VAJRA SKY é um documentário, uma peregrinação a alguns dos mais reverenciados festivais que ainda sobrevivem no Tibete.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Liberdade de expressão

Sagrado: Qual a concepção de liberdade de expressão dentro da crença que você vivencia?

Lama Khetsung Gyaltsen, O direito primordial a felicidade.

O Lama Khetsung Gyaltsen reside em portugal e ém por suas próprias palavras um cidadão do mundo, Açoriano/Português, Budista, Médico Ortomolecular, escritor e colunista.



O BUDISMO UMA RELIGIÃO SEM DEUS?

O Lama Khetsung Gyaltsen reside em portugal e ém por suas próprias palavras um cidadão do mundo, Açoriano/Português, Budista, Médico Ortomolecular, escritor e colunista.



Templo Zu Lai em Cotia

O Templo Zu Lai é um dos mosteiros Fo Guang Shan espalhados pelo mundo. Com uma das sedes em Cotia São Paulo, é um lugar maravilhoso para quem busca contato com a religião budista, inclusive para principiantes ou simplesmente um lugar para relaxar. Por possuir uma grande área verde muito bem cuidada com lagos, campados e flora e fauna silvestres, é o lugar perfeito para quem quer fugir da
agitação da cidade e ter um momento para colocar os pensamentos em dia.



Músicas Budistas

Por Singer Yungchen Lhamo




Por Ratnabali

Projeto Maitréia e as Relíquias de Buda

"A construção da estátua não é a meta - é o método para alcançar a meta. A meta é beneficiar o maior número de pessoas possível pelo maior tempo possível." --Lama Zopa Rinpoche, diretor espiritual do Projeto Maitréia. 



Budismo em desenhos

Este video está legendado em Inglês, para passar para Português faça o seguinte:

coloque o mouse sobre o icone CC (na parte inferior da tela, ele só surje quando o video já esta rodando) e vá na opção TRADUZIR LEGENDAS do menu flutuante que ira aparecer,vai aparecer outro menu flutuante com um retangulo escrito AFRIKANER - AFR..., DE UM CLIQUE COM O MOUSE EM CIMA DELE. vai aparecer outros idiomas, com a barra de rolamento que vai surgir a direita do menu ache portugues-portugues dê ok e em alguns segundos a legenda estará em portugues.
Obs. Pode levar até uns 10 segundos para carregar.
Paz e serenidade a todos.





























Monumentos Budistas

Todo espiritualismo do Budismo expressado na forma dos seus monumentos.



terça-feira, 24 de maio de 2011

Mantra de Buda Shakyamuni cantado por Thubten Wangchen

Mantra elaborado a partir do nome do Buda histórico ou Buda Sakyamuni. De uma maneira geral, os mantras são associados a prática de meditação específica onde se desenvolvem certos estados internos, tais como a compaixão, mas diz-se que apenas repetindo um mantra já se  traz benefícios.




Experimenta, Experimenta, Experimenta é um documentário que conta a história do Lama Thubten Wangchen diretor da Casa del Tibet em Barcelona. Realizado por Ana Garcia, Claudia Fernandes, Nacho Dito e Paloma Danemberg para IDEP Escola DImatge I Disseny, Barcelona, Espanha.

Palestra do Dalai Lama na Stanford University.

Este vídeo está com o áudio em inglê, para carregar a legenda em português clique com  o mouse sobre o icone CC (na parte inferior da tela, ele só surje quando o video já esta rodando) ele vai carregar alguns instantes e ficar vermelho, ai basta posicionar a mãosinha do mouse sobre ele  e vá na opção TRADUZIR LEGENDAS do menu flutuante que ira aparecer,vai aparecer outro menu flutuante com um retangulo escrito AFRIKANER - AFR..., DE UM CLIQUE COM O MOUSE EM CIMA DELE. vai aparecer outros idiomas, com a barra de rolamento que vai surgir a direita do menu ache portugues-portugues dê ok e em alguns segundos a legenda estará em portugues.
Paz e serenidade a todos.

KALMUKIA, a única república budista da Europa

No sudeste da Federação Russa está localizada Kalmukia , que é a única república budista da Europa. Suas tradições e costumes remota de muitos anos atrás. Uma república que é muito diversificada onde todos são unidos pelo budismo e  talvez, o único lugar no mundo onde os jogadores de xadrez são tratados como jogadores de futebol.

Para saber mais:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Kalmykia


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Terra Pura de Padmasambava - O Projeto

Segundo o budismo, todos trazemos em nós uma fonte inesgotável de compaixão e sabedoria. Tudo que precisamos fazer é nos conectarmos com nossa natureza essencial que está encoberta por emoções negativas. Existem inúmeras formas de restabelecermos esta conexão, dentre elas, a construção de locais inspiradores.

Efeitos da prática do dharma

Trecho dos ensinamentos do Lama Tartchin na KTT Rio de Janeiro em 03 de janeiro de 2010.

Angulimala 2003SubEsp




Durante o reinado do Rei PASSENÁDI, do grande e poderoso Reino de KOSSALÁ, o segundo maior domínio à época do Buddha. No palácio real o Chefe dos Sacerdotes e sua mulher tiveram um filho e, segundo as previsões astrológicas ele teria um futuro terrível, destinado a se tornar um ladrão… Tentando impedir isto, o pai deu-llhe o nome de AHÍMSAKA, que significa algo como “o inofensivo” ou “o anti-violência”.

A criança cresceu, tornando-se alto e extremamente forte, um verdadeiro gigante! Embora seus pais, em lealdade ao rei, tenham até mesmo sugerido seu assassinato, o Rei Passenádi deixou que Ahímsaka permanecesse no palácio e, na idade correta, o jovem foi enviado para a melhor Universidade do reino, na cidade de Taxila. onde logo se destacou como o melhor de todos os estudantes.

Invejosos, os alunos da Universidade viviam perseguindo e tentando prejudicar Ahímsaka e, só não o confrontavam fisicamente por causa de sua imensa força e tamanho. Mesmo assim, estavam sempre pensando em um modo de prejudicá-lo e, vendo que ele era o predileto do diretor da Universidade e frequentava a casa dele, decidiram sujar a reputação de Ahímsaka junto ao diretor. Inventaram que havia um relacionamento sexual entre Ahímsaka e a bela esposa do diretor.

Enfurecido, mas sem saber como se vingar de Ahímsaka, o diretor da Universidade pensou em assassiná-lo, mas achou que isso não seria prudente e comprometeria sua elevada posição. Resolveu vingar-se de Ahímsaka de outro modo: Chamou o estudante e disse que ele já estava pronto para se graduar nos estudos, mas, antes, teria que dar uma prova de sua lealdade. O diretor exigiu de Ahímsaka uma prova difícil e cruel! Ele teria que matar 1000 pessoas para provar que era leal e grato pela dedicação com que o diretor o tratara durante tanto tempo. Se não cumprisse a tarefa, perderia a proteção e seria entregue aos cruéis estudantes que tanto o odiavam.

Ahímsaka deixou a Universidade para iniciar sua tarefa. Passou a viver na floresta, à beira das estradas, de onde atacava os desavisados que passavam a pé. Não roubava nada, apenas matava as pessoas e, para contar quantos já havia eliminado, passou a arrancar o polegar direito de cada vítima, pendurando-os numa árvore. Mas, os pássaros começaram a devorar os dedos, então, ele formou um colar de polegares de cadáveres e o pendurou no pescoço, origem do apelido que foi dado a Ahímsaka – ANGULIMALA, que significa “colar de polegares”.

Extremamente forte e excelente lutador, Angulimala passou a ser o terror dos viajantes e o povo de Kossalá passou a cobrar providências junto ao Rei Passenádi.

Logo o monarca decidiu mandar patrulhas para caçar e matar Angulimala. A notícia, porém, chegou aos ouvidos da mãe de Ahímsa, que ainda morava no palácio e ela decidiu procurar seu filho e encontrá-lo antes dos guardas do rei. Desesperada, saiu do palácio rumo à floresta. Nessa ocasião, Angulimala estava desesperado… Faltava apenas mais uma vítima para que ele cumprisse sua tarefa, mas, assustada com o terror nas estradas, a população de Kossalá estava evitando sair em viagem e, assim, a última vítima do assassino estava demorando a aparecer!

Angulimala tomou a decisão de matar a primeira pessoa que aparecesse diante dele, fosse quem fosse! Foi então que sua mãe, angustiada e triste apareceu na floresta, chamando por ele. Atormentado com a idéia fixa de cumprir logo sua terrível tarefa, Angulimala partiu para atacar e matar a própria mãe, e o teria feito, se o próprio Buddha não tivesse aparecido entre os dois…

Aterrorizada, a mãe de Angulimala se levantou e correu, deixando o filho diante do Buddha. Decidido a matar qualquer um, Angulimala achou que seria capaz de matar o Bhagaván. Usando de poderes psíquicos, o Buddha criou a ilusão de que estava correndo e, confuso, Angulimala começou a correr, sem chance alguma de alcançar o Buddha…

“Páre de correr, monge!” gritou o assassino. E o Buddha: “Eu já parei de correr há muito tempo (referindo-se à busca pelo fim das inquietações mentais), só você continua correndo!” Diante desta resposta, Angulimala caiu por terra, cansado e vacilante. Foi a oportunidade ideal para o Buddha dar-lhe o Ensinamento…

Após ouvir o discurso do Buddha, Angulimala, chorando muito, decidiu tornar-se um monge e foi levado pelo Buddha até o acampamento onde estavam os Bhikshús (monges). Lá, Ahímsaka recebeu a ordenação monástica e praticou as virtudes e o cultivo mental com muita dedicação!

Por causa de sua altura e força física, mesmo usando o manto monástico e com a cabeça raspada, toda vez que saía para mendigar alimento, as pessoas o reconheciam. Algumas fugiam apavoradas enquanto que outras, aproveitando de sua condição de monge, na qual não mais poderia reagir, o agrediam, insultavam e jogavam pedras!

Indefeso e ciente de estar pagando por todo o mau karma cometido antes de sua conversão, Ahímsaka aguentava as agressões sem revidar. Enquanto isso, os guardas do Rei Passenádi continuavam à procura do assassino Angulimala e, ouvindo rumores de que o Buddha o estaria abrigando, foram até o acampamento, falar com o Mestre, que era muito respeitado pelo Rei Passenádi, um seguidor dos Ensinamentos do Buddha.

Ouvindo do Mestre que ali não havia assassino Angulimala algum, somente um monge dedicado e sob os cuidados dos monges, os guardas, sabendo do respeito que o Rei tinha pelo Buddha, aceitaram a palavra dele e não levaram Ahímsaka preso.

Mesmo com o perdão do Rei Passenádi, Ahímsaka não escapou da vingança do povo… Certo dia, aramaram para ele uma armadilha e, durante sua ronda solitária para mendigar comida, foi pego de surpresa por uma multidão enfurecida que o apedrejou sem piedade. Ahímsaka, que poderia ter resistido e lutado, preferiu receber as pedradas sem reação alguma. Morreu no entendimento de estar recebendo o pagamento por todas as mortes que causou.

Bhante Punnaji - Metafísica Buddhista

Este video está legendado em Espanhol do Mexico, para passar para Português faça o seguinte:

coloque o mouse sobre o icone CC (na parte inferior da tela, ele só surje quando o video já esta rodando) e vá na opção TRADUZIR LEGENDAS do menu flutuante que ira aparecer,vai aparecer outro menu flutuante com um retangulo escrito AFRIKANER - AFR..., DE UM CLIQUE COM O MOUSE EM CIMA DELE. vai aparecer outros idiomas, com a barra de rolamento que vai surgir a direita do menu ache portugues-portugues dê ok e em alguns segundos a legenda estará em portugues.
Obs. Pode levar até uns 10 segundos para carregar.
Paz e serenidade a todos.




Bhante Punnaji - JHANAS - Karma e Renacimento

Este video está legendado em Espanhol do Mexico, para passar para Português faça o seguinte:

coloque o mouse sobre o icone CC (na parte inferior da tela, ele só surje quando o video já esta rodando) e vá na opção TRADUZIR LEGENDAS do menu flutuante que ira aparecer,vai aparecer outro menu flutuante com um retangulo escrito AFRIKANER - AFR..., DE UM CLIQUE COM O MOUSE EM CIMA DELE. vai aparecer outros idiomas, com a barra de rolamento que vai surgir a direita do menu ache portugues-portugues dê ok e em alguns segundos a legenda estará em portugues.
Paz e serenidade a todos.



Bhante Punnaji - Tipos Corretos e incorretos de meditação

Este video está legendado em Espanhol do Mexico, para passar para Português faça o seguinte:

coloque o mouse sobre o icone CC (na parte inferior da tela, ele só surje quando o video já esta rodando) e vá na opção TRADUZIR LEGENDAS do menu flutuante que ira aparecer,vai aparecer outro menu flutuante com um retangulo escrito AFRIKANER - AFR..., DE UM CLIQUE COM O MOUSE EM CIMA DELE. vai aparecer outros idiomas, com a barra de rolamento que vai surgir a direita do menu ache portugues-portugues dê ok e em alguns segundos a legenda estará em portugues.
Paz e serenidade a todos.



O Dalai Lama Fala Sobre o Sutra do Coração

La Vida de Buda

Documental francés de la Vida de Buddha transmitido por la Tv Española

Aprender a Meditar -Sakyong Mipham Rinpoche. Shambhala

Sakyong Mipham Rinpoche fala sobre os principios da pratica da meditação.

Los Tesoros Perdidos del Tibet

O Reino de Mustang entre o Nepal eo Tibete permaneceu trancado em si mesmo durante séculos, e até recentemente não era permitido aos estrangeiros. Por mais de 500 anos, o budismo floresceu nas altas montanhas do Tibete, dando origem a uma cultura que criaram belas obras de arte. Na cidade medieval de Montang encontra se o  Mosteiro de Thubchen, perfurado no centro de uma grande montanha, e cujas paredes tesouro enorme afresco de Buda, feita no século XIII, realmente impressionante, apesar de sua deterioração. Pela primeira vez, foi permitido o acesso a uma equipe de ocidentais, liderados pelo britânico John Sanday, trabalhando na recuperação das pinturas murais..











domingo, 22 de maio de 2011

Butão O Pais da Felicidade

Linda e inspirada reportagem sobre este pais Budista onde existe 1 monge para cada 100 habitantes e os valores espirituais estão acima da modernidade e conforto fisico.
Ali a meta do governo é a felicidade do povo e a maior obra atual do pais é uma imensa estátua do Buda, a maior do mundo na postura de Lótus com 50 metros de altura.











sábado, 21 de maio de 2011

Ram Bahadur Bomjan: O Novo Buda.

Ram Bahadur Bomjan é considerado por muitos um renascimento de Buda, passou meses meditando sob uma arvore sem se alimentar sequer de água, este vídeo está em Nepalês, mas a esquerda a terceira legenda de baixo pra cima está em português, Que todos possamos nos beneficiar.




"O Pequeno jovem Nepales que medita a mais de 6 meses,querendo atingir o estado da luz,sera o novo buda..."
Este vídeo está em espanhol mas da pra entender boa parte.









Buddha - A Documentary About Buddhism

Esta documentario está em inglês, mas no canto inferior do video tem um icone vermelho escrito CC, (ele só vai aparecer quando o video estiver passando) se colocar o mouse sobre ele irá aparecer um menu flutuante, clique na opção TRANSCREVER AUDIO, em alguns segundos vai aparecer um OK, clique nele, feito isto automaticamente ira aparecer uma lengenda em ingles, coloque novamente o mouse sobre o icone CC e vá na opção TRADUZIR LEGENDAS do menu flutuante que ira aparecer,vai aparecer outro menu flutuante com um retangulo escrito AFRIKANER - AFR..., DE UM CLIQUE COM O MOUSE EM CIMA DELE. vai aparecer outros idiomas, com a barra de rolamento que vai surgir a direita do menu ache portugues-portugues dê ok e em alguns segundos a legenda estará em portugues.
Paz e serenidade a todos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevista a Ajahn Sumedho

No dia 25 de Outubro de 2006, no programa a "Fé dos Homens", na RTP2, passou a entrevista a Ajahn Sumedho, realizada por Ana de Frias, aquando da sua visita a Portugal em Julho último. A reportagem inclui passagens do workshop de Meditação no Marriott Hotel, em Lisboa.

Meditação Prática com Princípios Budistas

O Venerável mestre budista Thubten Lhundrup ensina técnicas básicas de meditação por meio da respiração, uma das melhores técnicas meditativas para iniciantes.

Meditação Budista estudada cientificamente (Natgeo)

Buda sempre falava que seus ensinamentos não deviam simplesmente serem aceitos porque ele falava mas postos a prova,pesados como se pesa ao ouro, a ciência vem o fazendo isto e se surpreendendo cada vez mais com a sabedoria deste homem que viveu a quase 2600 anos atrás.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CIENCIA-COMPAIXÃO LEVA A FELICIDADE





Onde a Ciência e o Budismo Se Encontram



Zen Budismo na TVBV





Entrevista sobre zen budismo









História do Budismo - Animação

O Nascimento do Budismo (Canal Odisseia)

Gravado na Índia e no Nepal, este documentário narra os primeiros momentos de uma das religiões mais importantes do planeta, o Budismo. Conheceremos os inícios do caminho de Buda, -cujo nome era Siddhârtha Gautama- e compreenderemos alguns dos momentos fulcrais da sua vida e da sua aprendizagem. Porque terá o príncipe Siddharta deixado o seu palácio e a sua família para se tornar um mendigo em busca de iluminação? Como terá ele alcançado a iluminação divina através da meditação solitária e como a terá ele conseguido transmitir? Não perca este documentário do canal Odisseia, em que poderá conhecer mais detalhadamente o legendário sábio Buda, episódios inéditos sobre a sua vida, os avatares da sua busca humana e a aprendizagem dos fundamentos do seu ensinamento. Tudo o que constitui o nascimento do Budismo.







Budismo Tibetano:


SupremeMasterTV.com

Budismo renasce com força na China

Veja como o zen budismo sobrevive e lições para seu bolso

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ani Choying Drolma

Ani Chöying Drolma nasceu em Catmandu, Nepal, em 1971. Aos doze anos foi aceite como monja no mosteiro budista de Nagi Gompa, onde o mestre Tulku Urgyen Rinpoché lhe deu protecção e a ajudou a ultrapassar o medo provocado por anos de violência doméstica. O seu incrível sucesso no mundo da música é apoiado por nomes tão sonantes como Tina Turner, Tracy Chapman ou Céline Dion.


wesak 2011

Vesakha, Vesak, Wesak, Vishakha Puja, Vaishaka, Buddha Purnima Saga Dawa e Fó Dàn são alguns dos diferentes nomes atribuídos à mesma ocasião: a celebração de nascimento, iluminação e morte de Buddha.

Ocorre em Maio quando a lua cheia se encontra na constelação de touro.