domingo, 20 de janeiro de 2013

Budismo - Salvação do quê ? - SÉRIE SAGRADO


Publicado em 14/01/2013
Site oficial da série "Sagrado":
http://www.sagrado.org.br/

Salvação
A partir da ideia de Salvação, a série Sagrado se propõe a questionar o que cada religião entender por "ser salvo". Salvo de quê? De quem? Ao mesmo tempo em que causa medo, a salvação também é uma esperança? Como cada credo enxerga a questão e o que os fiéis precisam fazer para desfrutar da eternidade no paraíso? A salvação é uma forma disfarçada de mecanismo de contenção e regulação da conduta? Qual é a imagem que cada credo tem da salvação e a que destino o fiel que não a alcança está fadado são outras questões abordadas.

Apoio: http://www.novaconsciencia.com.br

3 comentários:

  1. O termo salvação,não é muito adequado para denominar o desatamento do ciclo de renascimento ou sofrimento e stress. Este termo, esta fortemente associado ao cristianismo e passa uma ideia de dependencia á uma entidade externa daqual á nossa salvação depende.Por causa disso os termos mais aprópriados são libertação,emancipação,desatameto.desconectar ou desconexão.

    ResponderExcluir
  2. Este cometário que fiz acima esta baseado no ponto de vista theravada.

    ResponderExcluir
  3. Salvar significa se libertar de algum mal, algum perigo. No próprio budismo a reencarnação remete a idéia de que a pessoa ainda tem falhas que precisam se corrigidas, por esta razão há a necessidade de se reencarnar. Aquele que atingiu a iluminação foi justamente quem consegui se libertar dessa falhas, dos vícios e das ilusões desta vida. Então neste caso o budista pode dizer: me libertei da samsara, do ciclo de reencarnações. Ele não poderia dizer: Eu me salvei? Eu me libertei?

    ResponderExcluir