segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Meditação Prática com Princípios Budistas



Meditação Budistameditação usada na prática budista, "inclui qualquer método de meditação que tenha como meta última a Iluminação (Bodhi)" (Kamalashila 1996). A palavra mais próxima de meditação nas linguagens clássicas do Budismo é bhavana ou "desenvolvimento mental" (Epstein 1995).
Os cinco métodos básicos da meditação budista incluem anapana ou "atenção à respiração", mettā bhāvanā ou "meditação sobre o amor fraterno". Estas duas são ambas samatha ou "meditação de tranquilidade". Os outros três métodos básicos são "contemplação da impermanência", a "prática dos seis elementos", e a "contemplação da condicionalidade", todas vipassana ou "meditações de insight". A meditação Samatha (ou Shamata) normalmente prepara o caminho para meditações Vipassana. Cada método é um "antídoto" para um dos cinco venenos mentais:


O Venerável mestre budista Thubten Lhundrup ensina técnicas básicas de meditação por meio da respiração, uma das melhores técnicas meditativas para iniciantes.





Como Meditar 2


Presentación: Richard Gere
Motivación: Connie Miller
Maestros: Su Santidad el Dalai Lama














O Livro Tibetano dos Mortos

O Livro Tibetano dos Mortos parece destinar-se aos mitos, às tradições e aos rituais a respeito de uma pessoa morta, a exemplo de uma obra antiga semelhante, O Livro Egípcio dos Mortos. Mas é muito mais que isso. O Livro Tibetano dos Mortos diz como se deve tratar do nascimento da morte e justamente por esta razão trata de um nascimento e não se baseia na morte em si. Bardo quer dizer intervalo, mas não é apenas o intervalo da suspensão após a morte, mas das suspensões em que vivemos em todas as situações da vida, em experiências cotidianas de paranóias e incertezas. Embora se apresente como uma mensagem que deve ser dita aos que estão morrendo e aos que já morreram, os seus ensinamentos destinam-se especialmente aos que já nasceram. Ele trata então deste espaço que contém o nascimento e a morte, ou seja, o meio ambiente no qual vivemos todas essas experiências. É esse ambiente que inspira o livro, criado pela civilização pré-budista bön do Tibete, para indicar como tratar a força psíquica deixada para trás por uma pessoa morta.














Monges Budistas - Provas do Poder Psíquico - Harvard University

Estudo da Harvard University sobre meditação prova que ela dá certo e provoca efeitos materiais autênticos que podem ser comprovados científicamente:

Durante a meditação, o corpo do monge produz calor suficiente para resistir e secar lençóis molhados colocados sobre os seus ombros em uma sala com temperatura muito fria .





sábado, 2 de outubro de 2010

O Budismo Tântrico - (em espanhol)

El Budismo Vajrayana También conocido como Budismo Tántrico, Tantrayana, Mantrayana, Budismo Esotérico, Vehiculo del Diamante


Vajrayana significa vehículo diamantino, proviene del sánscrito vajra: rayo indestructible y destructor, después traducido como sustancia sobrenatural indestructible.

El vajra: el relámpago de la sabiduría que corta la ignorancia y que destruye el Ego.