segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Meditação Prática com Princípios Budistas



Meditação Budistameditação usada na prática budista, "inclui qualquer método de meditação que tenha como meta última a Iluminação (Bodhi)" (Kamalashila 1996). A palavra mais próxima de meditação nas linguagens clássicas do Budismo é bhavana ou "desenvolvimento mental" (Epstein 1995).
Os cinco métodos básicos da meditação budista incluem anapana ou "atenção à respiração", mettā bhāvanā ou "meditação sobre o amor fraterno". Estas duas são ambas samatha ou "meditação de tranquilidade". Os outros três métodos básicos são "contemplação da impermanência", a "prática dos seis elementos", e a "contemplação da condicionalidade", todas vipassana ou "meditações de insight". A meditação Samatha (ou Shamata) normalmente prepara o caminho para meditações Vipassana. Cada método é um "antídoto" para um dos cinco venenos mentais:


O Venerável mestre budista Thubten Lhundrup ensina técnicas básicas de meditação por meio da respiração, uma das melhores técnicas meditativas para iniciantes.





Como Meditar 2


Presentación: Richard Gere
Motivación: Connie Miller
Maestros: Su Santidad el Dalai Lama














2 comentários:

  1. Boa noite, sera que nao tem os videos legendados em portugues? gostaria de aprender, mas nao sei ingles ou espanhol ainda. Aguardo e agradeço, Antonio Marcos

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão, tem um icone a direita do video, vc clica nele e vai no segundo icone de baixo para cima na opção transcrever audio, daok, depois volta no mesmo lugar e vai na opção traduzir legenda e escolhe portugês.
    Paz e serenidade para vc...

    ResponderExcluir